O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorrem seu resfriamento e a sua solidificação.
O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.
Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados). Com grandes chances de acerto, a olho nú, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.
Estive em Petrópolis e tive grande curiosidade sobre o trato de pedras, em blocos de tamanhos e formas diversas, em pisos, degraus, muros, paredes e paredões de contenção.
Admirei sobretudo as margens do rio presente por toda a cidade
tentando estimar o tempo, o custo, a habilidadde e a arte, impressionando-me a perfeição dos cortes, as quantidades, a movimentação desse material tão pesado em forma tão bem acabada.
Gostaria muito de saber mais sobre os cortes e tratos dessas superfícies, se são naturais da pedra ou serrados sob força humana.