Mármore e granito são tendências que atravessam gerações

A importância histórica das rochas ornamentais no Brasil e no mundo é tamanha, que muitas das obras turísticas que conhecemos e visitamos foram construídas e posteriormente reformadas, usando o mesmo material há centenas de anos.

O setor investe constantemente em novas tecnologias para modernizar o processo de extração e aprimorar tecnologias para o acabamento das peças de forma a atender às criações dos arquitetos mais arrojados.

Muitas das grandes obras arquitetônicas conhecidas mundialmente usam granito e mármore. Conheça algumas delas:
“O Museu do Amanhã, recentemente inaugurado no Rio de Janeiro e que mudou a zona portuária da cidade, é um exemplo do uso de rochas em obras de referência. O projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava leva em seu piso externo, mármore vindo diretamente do Espírito Santo, local do Brasil que concentra a produção da maior variedade de rochas ornamentais exóticas. O material foi escolhido a partir de critérios ambientais, por causa de sua alta durabilidade e por serem produzidos num raio de até 800 quilômetros da região, o que diminuiu a pegada ecológica da construção. Além disso, a decisão de usar o limestone brasileiro nas partes internas do museu, se deu também pela cor clara das rochas que reduz a emissão de calor. As rochas usadas pelo arquiteto na construção estarão expostas na próxima edição Vitória Stone Fair”.

 

1-museuamanha-granito-marmoreDivulgação/Thales Leite

Em São Paulo, grandes clássicos da arquitetura e cartões-postais da cidade, como o Edifício Matarazzo, o Edifício Martinelli e o Edifício Altino Arantes (conhecidos como Palácio do Anhangabaú e Edifício Banespa, respectivamente) usam o mármore em fachadas e nos interiores. O Edifício Matarazzo, construído em 1930 e projetado pelos arquitetos Severo e Vilares com a supervisão do arquiteto italiano Marcelo Piacentini, é uma obra imponente e grandiosa completamente revestida em mármore: suas paredes do hall de entrada são de mármore travertino. A parte de dentro do prédio leva pisos, paredes e colunas de mármore. O Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade, tem acabamento luxuoso, com escadas de mármore de Carrara e as paredes das escadas revestidas em marmorite, enquanto que o Edifício Altino Arantes foi construído com paredes de mármore de 16 metros de altura e com piso de granito decorado com brasões de bronze.

 

2-matarazzo-granito-marmore

Reprodução

Já em Brasília, obras importantes como a Catedral Metropolitana de Brasília, o Memorial JK e o Palácio da Alvorada foram construídos usando o mármore, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Na catedral, ele é encontrado na parte interna da igreja, enquanto que no Palácio da Alvorada, o mármore branco foi utilizado para revestir as colunas do prédio, que deram origem ao Brasão do Distrito Federal. Já o Memorial JK foi concebido todo em mármore branco.

3-jk-granito-marmore

Reprodução

Fora do Brasil, o museu MOMA, em Nova Iorque, teve sua fachada reconstruída pelo renomado arquiteto japonês Yoshi Taniguchi, que usou granito preto do Zimbabwe para refazer as escadarias do segundo andar do museu. Granitos preto, cinza escuro e cinza claro foram usados junto ao vidro para cobrir as alas leste e oeste do museu. Na fachada da torre também foi utilizado granito preto, que ao ser colocado junto a painéis de alumínio e vidro nas cores branca e cinza, conferiu ao MOMA, elegância e modernidade. Ainda nos Estados Unidos, o Lincoln Memorial é todo revestido em mármore branco do Colorado, e tem a arquitetura de um templo dórico grego.

4-moma-granito-marmore

Reprodução

Na Europa, obras clássicas como a Torre de Pisa, o Palácio Royal de Madrid, assim como as modernas como o Grand Arche de la Défense, em Paris, tem em suas composições rochas como o granito e mármore. Esse último, obra moderna mundialmente conhecida, construída há 26 anos no bairro arquitetônico moderno La Défense, foi concebido com 300.000 toneladas de mármore branco e cinza de Carrara. Em 2010, a construção foi reformada com granito.

5-paris-granito-marmore

Reprodução

O mármore e o granito, apesar de serem esteticamente semelhantes, tem aplicabilidades diferentes por serem constituídos por minerais diferentes: o granito tem baixa porosidade e alta resistência a abrasão, enquanto que o mármore tem alta porosidade e baixa resistência a abrasão. O uso ideal para cada rocha é determinado a partir de testes e estudos .

Fonte: http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/arquitetura/marmore-e-granito-sao-tendencias-que-atravessam-geracoes-396600.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NO CELULAR, CLIQUE SOBRE A IMAGEM
PARA ABRIR O WHATSAPP COM O NOSSO NÚMERO
+ de 2 Milhões de m² de Piso de Granito entregues em todo o Brasil
+ de 7000 Obras Atendidas
Veja mais fotos no nosso Instagram
Acompanhe nossas entregas diariamente

    Envie seu nome e telefone, nossos atendentes ligarão para você!

    Conforme disponibilidade dos atendentes, somente dias úteis